NUmber One 728x90

Berlim é uma das capitais mais fascinantes da Europa. Palco de acontecimentos que mudaram a História da Humanidade (para o bem ou para o mal), sede de Cultura efervecente e aprendizado com o passado, mas com o futuro em mente. Berlim é mais que a capital da Alemanha, é o lugar perfeito para os viajantes em busca de uma cidade para amar.

1. Mergulho na História

BerlinBerlinBerlinBerlin

Em Berlim a História não está em museus, está nas ruas, é contada diariamente para quem passa por ela. Seja uma marcação do Muro aos nossos pés, as ruínas de um regime totalitário expostas sem pudor ou um símbolo da potência alemã, não faltam lições pela cidade.

2. Arte espontânea

Berlin

Mundialmente conhecida por seus grafites, em Berlim, até partes do antigo Muro viram espaços de arte, em que artistas dão cor ao que um dia foi cinza.

É sempre bom lembrar que a beleza é mais importante que as atrocidades.

3. Arte formal

Bauhaus Museum
Bauhaus Museum
Bauhaus Museum

E não só de estética vive a arte. Ela também pode ter uma função. Visitar o Museu Bauhaus é compreender que a arte pode fazer parte do nosso dia a dia, cumprindo um papel muito além da beleza.

4. Reconstrução constante

BerlinBerlin

Não importa a época que você vá a Berlim, sempre verá construções e restaurações pelas ruas. A cidade parece ter aprendido que a reconstrução é a melhor forma de se preservar viva.

Os alemães tiveram que reconstruir Berlim tantas vezes que acho que já não sabem mais deixar de melhora-la.

5. Aprendizado com o passado

Berlin

Cidades também aprendem com seus erros. E Berlim não esconde seu passado “negro”, como se materializasse um pedido de desculpas a todas as vítimas das barbáries de que já foi palco. Um pedido de desculpas diário e a céu aberto.

6. Olhar para o Futuro

BerlinBerlin

Mas se aprender com os erros do passado é importante, tentar acertar no futuro é muito melhor. Entre tanta história, tantas ruínas, Berlim encontra espaço para se desenvolver como cidade sustentável, com carros elétricos e incentivo ao transporte de bicicletas. Por toda a cidade você verá suas ciclovias movimentadas, com berlinenses utilizando-as para passeios e viagens ao trabalho.

7. Surpresas em cada esquina

BerlinBerlin

E ainda assim sempre tem mais em Berlim. Uma rua a ser descoberta, luzes modernas, natureza no meio da cidade grande. Passear descompromissado por Berlim é a melhor forma de se abrir para o desconhecido e ser surpreendido por uma cidade que lhe apaixonará todos os dias.

Berlin
Berlin
Berlin
Berlin
Berlin
Berlin
Berlin
Berlin

Jornalista, escritora, fotógrafa e viajante (quase) profissional com mais de 20 países no currículo. Ama um avião, mas ainda mais solos diferentes, pessoas diferentes e comidas diferentes.