NUmber One 728x90

Não é novidade para quem acompanha o blog que amo Fotografia. Sou dessas pessoas chatas que tiram um monte de fotos em cada lugar, testa ângulos, configurações da câmera… enfim, por trás de cada foto minha há uma história para contar. hehe.

Scrapbooking Paris

Eu volto com milhares de fotos de cada viagem (sim, sou exagerada) e sei que você pode até não ter um grau de loucura tão alto como o meu, mas com certeza volta com fotos incríveis e fica se perguntando o que fazer com elas. Postar na internet é muito legal, mas sinceramente, tira um pouco da graça e do glamour por trás dos álbuns de viagens… Ah, por que as pessoas deixaram essa arte dos álbuns para trás?…

Scrapbooking Paris

Hoje vou abrir meu mini-álbum de Paris aos meus leitores e dar algumas dicas de como montar um ábum super criativo mas com pouco trabalho. Este de exemplo eu fiz só com fotos do Instagram porque queria que fosse pequeno, mas você pode fazer com todas as fotos, claro.

1. Selecionando as fotos

O primeiro de tudo é selecionar as fotos. Se você for fazer com fotos do Instagram não terá muitos problemas porque costumam ser uma ou duas de cada lugar. Mas quando fazemos com as fotos da câmera… ai ai ai… são 278 fotos de cada canto de museu, né? Então vamos selecionar!

Um método simples é separar as fotos por locais (provavelmente você fará essa seleção antes de imprimir, então divida em pastas no computador): fotos do museu tal aqui, fotos daquele restaurante ali… Depois é que vem a parte difícil, chegar a uma quantidade pequena de cada local.

Scrapbooking Paris

Você pode fazer “batalhas” entre as fotos. Pega duas e descarta uma, a que ficou “compete” com a próxima foto e assim por diante até sobrar uma vencedora.

Há seleções mais “conceituais”, hehe. Você se faz a pergunta “o que foi mais importante deste passeio?” e escolhe a foto que mais representa essa lembrança.

Scrapbooking Paris

2. Calculando o tamanho

Agora que você já sabe quantas fotos tem, fica mais fácil pensar no tamanho do álbum. Se você tiver muitas, é bem provável que queira um álbum grande, tipo 30cm x 30cm para caber mais fotos por página. Se tiver poucas, pode fazer um mini-álbum como o que eu fiz de Paris.

Eu usei papéis de gramatura média (mais ou menos como cartolina) de 15cm x 15cm e imprimi as fotos do Instagram em um tamanho 10cm x 10cm. Como eu faço scrapbooking, tenho papéis de vários tipos em casa, mas se você é uma pessoa normal e nem sabe o que é scrapbooking, pode comprar cartolinas e cortar do tamanho que achar melhor ou pode até comprar papéis próprios para scrapbooking. Algo que acho muito legal é o papel craft (esse igual papelão), porque eu gosto do contraste dele com outros papéis coloridos.

Scrapbooking Paris

3. Montando o álbum

Depois que você decidiu o tipo de papel e o tamanho, é hora de montar o álbum. Eu começo decorando as folhas. Vou colando outros pedaços de papel por cima para criar profundidade, colo enfeites (faça a festa no armarinho! hehe), fitas… sempre pensando em onde ficará a foto em cada página.

Uma dica que eu dou é não enfeitar demais e evitar muitos papéis diferentes em uma só página porque a estrela tem que ser a foto, então temos que tomar cuidado para o resto não chamar mais atenção que ela.

Scrapbooking Paris

5. Juntando tudo

Só depois de coladas as fotos e os enfeites é que eu “junto” tudo. Nesse de Paris eu usei uma fita comum. Apenas furei os papéis no mesmo lugar e depois os amarrei com a fita. Você pode se aventurar pelo mundo da encadernação e costurar, por exemplo. Pode colar, pode grampear… enfim, há mil e uma possibilidades.

Dicas de enfeites

Para esse álbum de Paris, eu comprei carimbos temáticos, mas achei que não ficavam muito visíveis se usados direto na página, então carimbei pedaços de papel craft, recortei grosseiramente em volta e colei.

Scrapbooking Paris

Você pode também utilizar furadores de várias formas para decorar as páginas. Corte as bordas ou use recortes para colar sobre o papel.

Scrapbooking Paris

Eu gosto de fazer “bolsos” de papel vegetal e inserir cards contando histórias da viagem.

Scrapbooking Paris

Existem fitas adesivas coloridas e estampadas chamadas washi tapes. Vale muito a pena compra-las porque podem ser usadas em vários locais e, às vezes, mexem com todo o equilibrio da página.

Scrapbooking Paris

Bom, aqui deixo mais fotos do álbum. Esse é um hobby que eu tenho que, infelizmente, parece que vai fcando cada vez mais raro. Mas pelo menos, quando os mostro as pessoas costumam adorar o resultado. Quem sabe um dia não começo uma campanha para as pessoas fazerem mais ábuns de viagem, né?

Scrapbooking Paris
Scrapbooking Paris
Scrapbooking Paris

Scrapbooking Paris
Scrapbooking Paris

Scrapbooking Paris
Scrapbooking Paris
Scrapbooking Paris
Scrapbooking Paris
Scrapbooking Paris
Scrapbooking Paris
Scrapbooking Paris
Scrapbooking Paris

Jornalista, escritora, fotógrafa e viajante (quase) profissional com mais de 20 países no currículo. Ama um avião, mas ainda mais solos diferentes, pessoas diferentes e comidas diferentes.