NUmber One 728x90

italia-carro-01

Eu não sei se é o mar que força a rocha ou a rocha que força o mar. Um parece querer dar um “chega pra lá” no outro e tomar um pouco mais do espaço de visão. O resultado é uma paisagem incrível, que da simplicidade de elementos de água e pedra transforma a Costa Amalfitana em um dos lugares mais lindos do planeta.

Às margens do Mediterrâneo, as cidades se espremem e se sobressaem ao mesmo tempo, criando espaços que parecem impossíveis de serem pensados. Uma estrada tortuosa por todo o caminho e inúmeras casas desafiando o penhasco. Muitas delas transformadas em hotéis em pousadas.

Fui recebida pelo Sr. Claudio, dono de uma das pousadas mais simples, porém lindas que visitei na vida. Na casa dos 60, ele faz questão de descer com minha mala (nada modesta, nada prática) escada abaixo. A porta na beira da estrada não faz juz ao tesouro que guarda: uma vista espetacular para o Mediterrâneo.

A pousada é um negócio familiar. Enquanto ele e a esposa cuidam dos quartos, o filho cuida do restaurante, às margens da estrada também.

No cardápio, os pratos típicos da Itália: bruschettas, massas, frutos do mar e hospitalidade. Tive a sorte de passar por lá durante partidas da Eurocopa e ser convidada pela família para assistir a um jogo da azurra contra a Inglaterra. Até o cachorro participou da festa.

Sentada à mesa, gastando meu italiano enferrujado, a dona me perguntava sobre o Rio de Janeiro. Se os carnavais eram como mostravam na televisão e se era verdade a tal violência que contavam. Mesmo com minhas respostas afirmativas ela confidenciou que sempre sonhou em conhecer o Brasil e, quem sabe um dia, viria por esses lados.

Enquanto isso eu pensava “são donos de uma pousada espetacular com vista para o Mediterrâneo, não deve faltar dinheiro para conhecer onde queiram”. Mas olhando novamente a vista cheguei à conclusão de que todos os dias deviam acordar e pensar “que lugar maravilhoso, amanhã a gente sai”.

Esta é a pousada da crônica.

À beira do MediterrâneoConca dei Marini
Conca dei MariniMediterraneo
The boatSingle boat
Conca dei Marini SunsetSpy Boat

Jornalista, escritora, fotógrafa e viajante (quase) profissional com mais de 20 países no currículo. Ama um avião, mas ainda mais solos diferentes, pessoas diferentes e comidas diferentes.