NUmber One 728x90

Não é segredo minha queda pelos Impressionistas. E, estando em Paris, tinha que seguir seus passos e absorver tudo o que eu pudesse das obras desses gênios

O impressionismo foi um movimento artítico da pintura francesa no final do século XIX. Entre os artistas mais conhecidos estão Monet, Degas, Manet, Renoir e Pissarro. Seu objetivo não era mais retratar a realidade, fugindo do realismo clássico e priorizando a luz na obra. As pinceladas soltas são características desse movimento, que pregava a pintura ao ar livre como forma de captaçã da luz natural.

Resumindo, a grande intensão dos artistas era revelar impressões da realidade, se preocupando mais com as tonalidades da luz que da documentação da realidade propriamente dita.

Por isso, quem ama o Impressionismo não pode se contentar com o Museu D`Orsay, já que o Orangerie, mesmo menor, concentra um acervo de tirar o fôlego (sim, você passará horas lá dentro, mas não andará tanto), abrigando uma das obras mais famosas de Monet: Les Nymphéas

monet-orangerie

Os paineis gigantes foram pintados por Monet tendo como modelo seu jardim em Giverny. Em quase 360  graus o pintor conseguiu expressar sua visão das luzes do seu jardim e até hoje nos faz ficar impressionados com as nuances que vamos descobrindo ao caminhar ao redor da obra.

Aliás, foi o próprio Monet que deu a ideia de se fazer um museu dedicado ao movimento no centro de Paris. Ele queria que as pessoas pudessem fazer uma pausa e relaxar em meio ao “caos” da cidade. O nome Orangerie – que significa laranja em francês – foi escolhido porque o local antes abrigava uma estufa de laranjas.

Além de obras impressionistas, lá também se encontram trabalhos de pós-impressionistas, como Picasso e Cèzanne, entre outros.

Recomendo muito comprar o app com uma visita guada pelo museu. Custa US$ 1,99 para iPhone.

A entrada no museu custa 9 EUR, mas também está incluída no Paris Pass.

Paris, Paris...
Paris, Paris...
Paris, Paris...
Paris, Paris...

Jornalista, escritora, fotógrafa e viajante (quase) profissional com mais de 20 países no currículo. Ama um avião, mas ainda mais solos diferentes, pessoas diferentes e comidas diferentes.