NUmber One 728x90

sexta_em_paris-01-01

E esta semana o blog está puro glamour só para falar sobre a Ópera de Paris. Para começar, vale explicar que Ópera de Paris é uma instituição, ou seja, se trata da Companhia de Ópera de Paris, que tem, atualmente, dois teatros-sede: o Palais Garnier e a Opéra Bastille.

O Palais Garnier deve ser o mais conhecido por conta da sua tradição e sua arquitetura clássica, que o torna um dos palácios mais lindos da capital francesa. Já o Bastille, construído no fim da década de 1980, é bem mais moderno e até constrasta com a cidade. Tão moderno e bem pensado que abriga, em geral, os espetáculos mais grandiosos, como os de ópera e as aparesentações da Orquestra de Paris. O palácio costuma receber apresentações de balé e de música de câmara.

Se bem no Bastille você verá espetáculos mais luxuosos, no Garnier você terá o próprio palácio como obra de arte. Então eu diria que você deveria ir a espetáculos nos dois.

Infelizmente, só consegui ingressos para o Palais Garnier porque os ingressos para o Bastille no período que estaríamos em Paris já estavam esgotados. Aliás, a primeira dica que dou quando for a um espetáculo desse tipo na Europa, é comprar com antecedência, pois costumam se esgotar meses antes.

Preços

Pagamos EUR 18 cada para um camarote em noite de apresentação de música de câmara. Ou seja, muuuito barato. E olha que havia lugares mais baratos já esgotados. De novo: quanto mais cedo você comprar, melhor.

Há também lugares mais caros, passando dos EUR 100, ou seja, há para todos os bolsos.

Dress Code

As pessoas vão bem arrumadas, mas nem tanto.

Tenho um “macete” que uso quando vou a concertos na Europa que compartilho com vocês: compre ingressos para um dia de semana. Isso porque é comum os europeus irem aos espetáculos depois do trabalho, portanto, vão com “roupa de trabalho”. Se você comprar um ingresso de segunda a sexta, na hora de se vestir é só se perguntar “com qual roupa eu iria ao trabalho?”.

Claro que pensando em um ambiente de trabalho formal, de escritório, por exemplo.

Mas fique atento: as pessoas se arrumam um pouco mais em dias de estreia de espetáculos e em datas comemorativas, como noite de Natal ou Ano Novo. Nesse caso, coloque uma roupa de gala.

Resumindo…

Vale muito a pena ir a um espetáculo em qualquer um dos dois teatros e, de preferência vá aos dois. Organize-se com bastante antecedência para poder escolher entre mais opções de lugares (e preços) e não se preocupe tanto com a roupa.

Para comprar ingressos, você pode acessar o site da Ópera de Paris.

Você também pode agendar visitas guiadas na Paris City Vision.

Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris
Ópera de Paris

 

Jornalista, escritora, fotógrafa e viajante (quase) profissional com mais de 20 países no currículo. Ama um avião, mas ainda mais solos diferentes, pessoas diferentes e comidas diferentes.